Tauá Cidade Digital

Tauá foi a primeira cidade digital do Brasil e terceira mais inclusiva da América Latina

Em 2002, apenas 0,75% da população de Tauá tinha acesso a computador e à internet, sendo a maior parte dessas pessoas as que trabalhavam no serviço público. Ou seja, o uso era restrito ao local de trabalho. Na época, a gestão municipal da prefeita Patrícia Aguiar trabalhava com o objetivo de encontrar meios de convivência com o semiárido partindo da seguinte pergunta: como gerar desenvolvimento em uma região sem água?

A resposta foi investir em tecnologia da informação, algo que mudaria a forma  como a população tauaense projetaria suas vidas dali por diante. Tauá possibilitou acesso à tecnologia – realizando formação continuada –  e à internet por meio de um servidor público. Com um sinal de internet gratuito para a população e investimento em laboratórios nas escolas municipais, a tecnologia passou a fazer parte do cotidiano da cidade.

Com isso, uma verdadeira revolução aconteceu. O comércio se expandiu, empresas de fora passaram a investir na cidade, tecnologias de gestão começaram a ser usadas pelos setores produtivos locais. Com 100% da população da sede do município tendo acesso à internet, Tauá recebeu do Sebrae o Prêmio Cidade Digital em 2008.

Leia outros textos

Quer saber como particar do HubTauá?

Clique no botão e saiba mais