Sobre:

Tauá

História de

Tauá

É um município brasileiro do estado do Ceará, na região do sertão dos Inhamuns. Em relação à área territorial, Tauá é a segundo maior município do estado. Seu bioma é a caatinga. 

01

2o maior
município

Com 58.859 habitantes segundo o último senso. 

02

abrange
8 distritos

O maior desenvolvimento da região é através da agricultura e pecuária

03

Tecnologia de ponta

É o 1o município do Estado do Ceará a implantar um parque tecnológico avançado

Tauá é uma palavra de origem indígena que significa "barro vermelho" em Tupi. Chamou-se inicialmente São João do Príncipe e São João do Príncipe dos inhamuns. Entretanto, Gomes de Freitas prefere que o significa de Tauá seja "cidade antiga".

Prefeita de Tauá

Patrícia Aguiar

Além de ter conquistado diversos prêmio no empreendedorismo Estadual. Patrícia está em seu 3o mandato e é Presidente Estadual do Partido

Origem

Fonte: Https://Taua.Ce.Gov.Br/Omunicipio.Php

Fundação:

03/05/1802

Emancipação Política:

3 de Maio de 1802

Gentílico:

Tauaênse

Características Geográficas:

Área: 4.018,16
População Estimada: 58.119
Densidade: 14,46
Altitude: 402
Clíma: Semiárido
Fuso Horário: UTC-3

Mais Informações sobre Tauá

Com a emancipação do Estado do Ceará, em 1799, surge a necessidade de povoar o sertão, ainda pouco habitado, a partir dessa necessidade são fundadas, a partir dos pequenos núcleos populacionais existentes, as primeiras vilas, esse processo de expansão e instalação de vilas inclui a então Fazenda dos Feitosa nos Inhamuns, que em uma homenagem singela ao Príncipe Regente (que viria a ser D. João VI), a vila instalada em maio de 1802, recebe o nome de São João Príncipe. No dia 2 de dezembro de 1889, o local passou a se chamar São João do Príncipe dos Inhamuns. Recebeu a categoria de cidade em 2 de agosto de 1929.

Surgimento da cidade
Em uma portaria de 14 de dezembro de 1801, foi indicado o ouvidor da Capitania Gregório da Silva para viajar até aquela localidade e estudar a possibilidade de sua elevação à vila.

Se observou a prestação de diversas homenagens à comitiva pela população e, em cerimônia realizada com a presença de todos, foi lida a ata que erigia a povoação em Vila com a denominação de São João do Príncipe, a 03 de maio de 1802. Comarca é uma divisão territorial representada pelo Poder Judiciário. Em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca Proclamou a República no nosso país. Em seus primeiros dias, procurou-se eliminar todos os traços do extinto regime monárquico.

Uma das consequências dessa nova ordem foi a mudança da designação da Vila para São João do Príncipe dos Inhamuns, em 2 de fevereiro de 1889. Esse nome veio a ser substituído pela Lei no 485 de 14 de outubro de 1898 pelo seu atual nome: Tauá. Pela Lei Estadual no 2677 de 02 de agosto de 1929, a vila foi transformada em cidade na administração de Dr. Manuel do Nascimento Fernandes Távora, primeiro interventor federal no Ceará.

Durante muitos anos ocorreu uma terrível luta entre Monte e Feitosa, com a participação de diversas localidades, cujos nomes servem de exemplo para aquela fase: Riacho do Sangue, Trincheiras, Cruzes, Tropas, Emboscada. Após essa luta, diversas outras também aconteceram e foram importantes para a formação da sociedade local.

Podemos citar os confrontos entre os Araújos e Maciéis, os Viriatos e Calangos e os Cunhas e Patacas. Após essas lutas, Tauá surgiu como um pacato lugarejo, em pleno sertão dos Inhamuns.

Em 2011, entrou em operação a Usina Solar Tauá, primeira usina solar a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil, com potência instalada de 1 MW.

O Município de Tauá está dividido política-administrativamente em nove distritos que são:

Tauá – sede da administração municipal.
Sede Distrital – localidade que rodeiam a Sede Municipal.
Barra Nova (ano de criação 1933) – com sede na vila de Bom Jesus.
Carrapateiras (ano de criação 1936) – com sede na vila de Santo Antônio.
Inhamuns (ano de criação 1938) – com sede na vila de Vera Cruz.
Marrecas (ano de criação 1856) – com sede na vila homônima.
Marruás (ano de criação 1934) – com sede na vila homônima.
Santa Tereza (ano de criação 1987) – com sede na vila homônima.
Trici (ano de criação 1933) – com sede na vila de Flores.

O município conta com diversas opções de turismo e lazer, são algumas dessas:

Açude Várzea do Boi, represa no rio Carrapateiras, afluente do rio Jaguaribe;
Memorial do Cólera;
Museu dos Inhamuns;
Parque da Cidade;
Mercado Público de Tauá;
Centro de Artesanato;
Centro de Negócios;
Serrote Quinamuiú

Atrativos naturais
O maior ícone natural é o Serrote Quinamuiú. Ele pode ser avistado de qualquer ponto da cidade.

Atrativos culturais
Como atrativos culturais o município de Tauá possui três sítios paleontológicos e 15 arqueológicos, que podem ser visitados, porém só podem ser explorados por pesquisadores profissionais e cadastrados.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário: inaugurada em 17 de outubro de 1762, por doação do sargento-mor José Rodrigues de Matos, em área com abrangência de 600 braças de terra. A Igreja foi construída com teto em cúpula cilíndrica, sendo à época o terceiro do Brasil. Em 1906, sua estrutura foi ampliada com a construção de espaços em suas laterais. Este monumento cultural também está tombado pelo Poder público estadual.

Igreja de Jesus, Maria e José: no distrito de Marrecas, em Tauá, foi construída no início do século XVIII, por volta do ano de 1717. A construção é bastante singela, porém apresenta características significativas. Construída em alvenaria estrutural, a igreja possui paredes que chegam a ter 1 metro de largura.

Geografia

O município de Tauá é formado por oito distritos, num total de 4.018,162 km² [8]. Está localizado a 337 quilômetros de distância da capital cearense, Fortaleza. O acesso sendo feito através da BR-020.

No município nasce o rio Jaguaribe, na vila da Barra, onde há a confluência dos principais rios que cortam o seu território, sendo eles: Trici, Carrapateiras, Favelas e Puiú.

Clima


Tauá apresenta clima semiárido,[9] quente e com chuvas concentradas de janeiro a abril e índice pluviométrico de aproximadamente 600 milímetros (mm) anuais.[10] A umidade do ar chega a níveis críticos na estação seca, especialmente entre os meses de agosto a novembro, podendo ficar abaixo dos 20%, caracterizando estado de atenção, bem abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).[11]

Segundo dados da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no município, situada no bairro dos Colibris, referentes ao período de 1968 a 1970 e a partir de 1973, a menor temperatura registrada em Tauá foi de 11,6 °C em 26 de julho de 1975 e a maior atingiu 39,4 °C em 19 de outubro de 2016.[12] O maior acumulado de precipitação em 24 horas atingiu 101,4 mm em 20 de fevereiro de 1985.[13] O mês de maior precipitação foi abril de 1974, com 365 mm, seguido por abril de 1985 (345,5 mm).[14]

Demografia

A população do município de Tauá é do tipo diversa, com cerca de 42,1% na zona rural e 57,9% na zona urbana[8].A maioria da população vive da agricultura e pecuária. Parte da população vive dos serviços, dos programas de transferência de renda do Governo Federal, serviço público e de aposentadoria/pensionato.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o IDH-M é de 0,633.

Religião

As primeiras manifestações religiosas datam da doação de um patrimônio para a construção da capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, feita pelo Sargento-Mor José Rodrigues de Matos. Destacam-se também as Festas Religiosas que ocorrem no decorrer do ano, como a de Jesus, Maria e José em Marrecas, onde é festejada a terceira maior festa religiosa do Estado do Ceará. Santa Rita de Cássia de Marruás, Nossa Senhora do Carmo na vila de Flores, entre outras.

A maior parte da população professa a fé católica, o município conta com uma população expressiva de evangélicos.


Subdivisões


Os oito distritos de Tauá são:

Tauá – sede da administração municipal.
Barra Nova – com sede na vila de Bom Jesus.
Carrapateiras – com sede na vila de Santo Antônio.
Inhamuns – com sede na vila de Vera Cruz.
Marrecas – com sede na vila homônima.
Marruás – com sede na vila homônima.
Santa Tereza – com sede na vila homônima.
Trici – com sede na vila de Flores.

Infraestrutura

Educação
Tauá conta com escolas nos três níveis de educação (pré-escolar, fundamental e médio), suprindo a demanda de sua população e atendendo alguns alunos de municípios vizinhos.

Para o ensino superior, o município conta com um campus do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, que oferece os cursos técnicos em Agropecuária e Redes de Computadores, e os cursos superiores de Tecnologia em Telemática e Letras Português/Inglês. Tem também um colégio de ensino médio, o Monsenhor Odorico de Andrade que oferece cursos profissionalizantes para os alunos com estágio no terceiro ano que é uma EEEP – Escola Estadual de Educação Profissional, cujo cursos técnicos são de Administração, Agropecuária, Enfermagem e Informática. A cidade ainda tem um campus da Universidade Estadual do Ceará o CECITEC, que conta com os curso de Ciências Biológicas, Química e Pedagogia. E um polo da Unopar – Universidade Norte do Paraná (particular) que funciona no Colégio Antônio Araripe. A UVA – Universidade Vale do Acaraú, também tem polo em Tauá.

Comunicação
Existem três rádios locais: Difusora, Cultura dos Inhamuns e a Rádio Trici FM. A cidade também conta com uma geradora de televisão, se trata da TV Sinal, afiliada da TV Brasil. A cidade também possui retransmissoras da TV Verdes Mares, TV Jangadeiro, TV Diário, entre outras.[17]