Os distritos de Tauá
Segundo maior município cearense em extensão territorial, com mais de 4 mil km², Tauá tem cerca de 60 mil habitantes, de acordo com estimativa no Censo 2022. Essa população está espalhada pelas zonas urbana e rural dos oito distritos: sede, Barra Nova, Carrapateiras, Inhamuns, Marrecas, Marruás,Santa Tereza e Trici.
Trici
Trici foi fundado em 1933 e fica a 25km da sede, está localizado na parte oeste do município fazendo fronteira com Quiterianópolis, Parambu e Independência. É cortado pelo rio de mesmo nome e tem sua origem a partir de uma fazenda de gado. O distrito preserva a arquitetura de várias casas construídas no século XIX e início do século XX. A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural.
Marrecas
Fundado em 1856, Marrecas está situado em uma das faixas geográficas pioneiras da colonização dos Inhamuns. Sua população nativa era de indígenas Jucás. A origem do nome vem de uma ave que pousava na lagoa ainda existente na vila. Há comprovações de que Marrecas foi habitada por animais mamíferos de grande porte. No distrito foram encontrados ossos fossilizados uma preguiça gigante no final da década de 1990.
Marruás
Marruás está localizado a oeste do município, na fronteira com Mombaça e Arneiroz. Cortado pelo rio favelas, um afluente do rio Jaguaribe, o distrito tem a origem de seu nome dado a um touro bravo, o “marruá”. A Igreja de Santa Rita de Cássia, construída em 1822, foi tombada em 2006 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural.
Carrapateiras
O maior em extensão dentre distritos tauaenses está situado a 25km da sede. Tem um solo propício para o plantio de mamona e geograficamente é marcado pelas serras de São Domingos, Logradouro e Balanças. É visitado por estudantes e pesquisadores uma vez que possui vasta riqueza histórica com seus grafismos nas rochas. O cruzeiro da localidade de São Bento é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural.
Barra Nova
Fazendo fronteira com os municípios de Pedra Branca e Independência, o distrito de Barra Nova tem nas pinturas feitas em rochas seu patrimônio histórico que está disposto em dois sítios arqueológicos, localizados em Várzea Formosa.Na localidade de Cachoeirinha de Pai Senhor há a tradicional cavalgada da fé. Pai Senhor era o nome pelo qual era conhecido o fazendeiro Francisco de Souza Cavalcante, figura que teria sido o grande impulsionador para o desenvolvimento do distrito.
Inhamuns
O nome que significa “sertão alto” batiza um território que foi impulsionado pela construção de uma rodovia estadual durante a seca de 1942 ligando Tauá a Senador Pompeu. A população do distrito está em sua sede, Vera Cruz, e outras tantas povoações como Lagoa do Eufrásio, Guaribas e Riacho das Varas. Embora criado em 1938, a igreja de Nossa Senhora do Socorro, padroeira do distrito, teve sua primeira missa celebrada em 1921, quando a área era um arraial chamado Vera Cruz.
Santa Tereza
O distrito tem esse nome em homenagem à Santa Tereza D’ávilla, considera a educadora da fé católica e deixou de ser vila em 1987, sendo o distrito mais jovem do município. Uma de suas características é a tradição de cooperativismo e associativismo comunitário. Em 2013, Santa Tereza foi incluído na lista de distritos que atendiam critérios para emancipação política, elaborada pela União Brasileira em Defesa da Criação de Novos Municípios,