O Melhor Carneiro

Melhor carne de carneiro do Brasil é fruto de processo secular de manejo

A carne do carneiro de Tauá é uma riqueza gastronômica, com menos gordura e taxa de colesterol. Basta pisar o pé da cidade que alguém vai oferecer a iguaria, sendo os pratos mais comuns carneiro assado com baião e carneiro cozido com jerimum.

O produto chegou a um padrão de excelência após séculos de manejo que começou com os tropeiros que saiam da cidade para outras regiões em busca de gêneros alimentícios não produzidos nos Inhamuns. Naquela época, eles faziam o corte da carne e secavam como forma de garantir a qualidade para consumo próprio durante os dias de estrada. Ao chegarem em seus destinos, outras pessoas provavam e a fama foi se espalhando.

Atribui-se a qualidade da carne de carneiro de Tauá a forma com que o rebanho é criado sem isolamento, seu pasto e até mesmo ao clima.  Antes o conhecimento do processo de criação e corte da manta de carneiro era repassado de pai para filho, mas com o tempo a assistência técnica de instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae)  impulsionou esse saber.

A cidade exporta os produtos embalados para supermercados que vendem para o grande  público, sendo os maiores mercados consumidores a capital Fortaleza e região do Cariri Cearense. Vendas pontuais foram feitas também para a Holanda e Itália.

Com o tempo a técnica se aperfeiçoou ao ponto de ser considerada por alguns como uma verdadeira “obra de arte”. Tauá tem hoje a certificação geográfica da manta de carneiro, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial ( INPI).

Leia outros textos

Quer saber como particar do HubTauá?

Clique no botão e saiba mais