Com igrejas históricas e uma das maiores romarias do Ceará, Tauá é a casa da fé popular.
O tauaense celebra sua fé católica com romarias e festejos ao longo do ano, tendo como as figuras sacras mais adoradas São José – padroeiro do estado -, Nossa Senhora do Carmo e a Sagrada Família de Marrecas, distrito distante 24 km da sede do município e local de peregrinação. A padroeira da cidade é Nossa Senhora do Rosário, de 1762, cuja festa é celebrada no dia 6 de outubro.
Realizada anualmente no mês de abril, a Festa de Marrecas é uma das maiores romarias do Ceará e atrai católicos de diversas regiões. A igreja Jesus, Maria e José foi construída em 1717, tem paredes que chegam a um metro de largura e possui, dentre outras coisas, suas ferragens originais. Na caminhada, a dimensão sagrada da peregrinação transmite a gratidão do povo nordestino. No trajeto, uma via sacra à beira da estrada parece conduzir por quilômetros a multidão em seus últimos passos antes de chegar à igreja, onde dobram-se joelhos agradecendo graças alcançadas.
Considerando a tradição e grande representatividade da Festa de Marrecas, a deputada estadual Gabriela Aguiar apresentou em abril de 2023 um projeto de lei que solicita a inclusão dos festejos de Jesus, Maria e José, de Marrecas, na Rota do Turismo Religioso do Ceará.
Outras igrejas históricas estão espalhadas pelos distritos do município. Em Flores, a festa de Nossa Senhora do Carmo, erguida em 1762, à margem do Rio Trici, com linhas arquitetônicas renascentistas, é outro destaque do calendário católico. Em Marruás a padroeira é Santa Rita de Cássia. No distrito de Inhamuns, conhecido como Vera Cruz, a padroeira é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.