Berço de craques do futebol brasileiro, Tauá já teve atletas no Corinthians e Internacional.
A tradição esportiva de Tauá passa por diversas modalidades como vôlei de quadra, handebol, futebol de salão, skate e, mais recentemente, vôlei de praia – disputado em quadras de areia. Mas foi por meio do futebol de campo que Tauá se destacou nacionalmente. Cinco nomes são sempre lembrados por terem feito história nas décadas de 1980 e 1990.
Wanks de Almeida foi o primeiro a se destacar, indo jogar na Portuguesa (SP), passando ainda pelo Ceará (CE), Santa Cruz (PE), além de atuar no futebol português. Depois dele, Mazinho Loiola foi quem se destacou. O atleta jogou pelos três maiores do estado – Ceará, Fortaleza e Ferroviário, onde foi campeão estadual. Atuou em diversos clubes pelo país, com destaque para Internacional (RS), São Paulo (SP) e Corinthians (SP). O futebol paulista também pode conhecer o talento do tauaense Polozi.
Já Cláudio Tauá jogou nos dois maiores clubes do estado, Ceará e Fortaleza, no Botafogo (RJ) e no PSV da Holanda. Por fim, Valentim Pipoca chegou a ser convocado para a seleção brasileira sub-23.
Ao encerrar suas carreiras, esses atletas dão o privilégio à cidade de retornarem à sua terra, onde hoje seguem atuando com esporte, mas agora na gestão pública. Por exemplo, assumindo as funções como secretário municipal de esportes, coordenador de esportes, monitor de esportes com crianças e coordenador de esportes nos distritos.
Para se ter a dimensão da paixão da população tauaense pelo futebol, basta dizer que o campeonato municipal conta três divisões. O estádio municipal, hoje em reforma, tem capacidade para mais de 10 mil torcedores. Em breve, a torcida voltará às arquibancadas, matando a saudade da época em que times locais como Flamengo, Botafogo do Alto da Cadeia, Maguary, Santa Tereza, Brasil do Café e Tauá Esporte Clube.
E o prazer do futebol não será vivido apenas no estádio municipal. Tauá tem seis areninhas construídas nas seguintes localidades: Colibris, Alto Nelândia,, Ari de Freitas, Marrecas, Marruás e Vera Cruz. Equipadas com infraestrutura de primeira qualidade, itens de segurança e acessibilidade, elas devem revelar novos craques tauaenses para o futebol brasileiro.