Energia solar

Tauá foi pioneira em produção comercial de energia solar.

Com a instalação em 2011 da Usina de Tauá, o município se tornou o primeiro no Brasil a produzir energia solar em escala comercial. O município cedeu uma área de terra não produtiva e isenção fiscal para que a empresa MBX, do grupo BPX, implantasse o parque, que teve investimento inicial de R$ 10 milhões de reais.

A implantação da Usina de Tauá impulsionou a regulamentação do setor, dada a necessidade de comercialização. Gerando energia limpa, de forma ecologicamente correta e sustentável, a Usina recebeu nos dois primeiros anos cerca de 2 mil visitantes e fez com que a rede hoteleira local abrisse novas unidades para acolher a demanda. 

A cultura da energia solar passou a fazer parte do cotidiano local. Hoje há pelo menos cinco empresas que instalam painéis residenciais, uma demanda constante. Isso significa empregos com mão de obra qualificada e economia para os consumidores que optam por esse tipo de energia. 

Parte das escolas da rede municipal de ensino também usam energia solar, ideia que deve se ampliar em breve a outros prédios da administração municipal. Recentemente o campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará instalou 143 placas para geração de energia solar.

Leia outros textos

Quer saber como particar do HubTauá?

Clique no botão e saiba mais