Dicas do que fazer em Tauá

Um roteiro para conhecer a maior cidade dos Sertão dos Inhamuns

Muitos são os motivos que podem levar você a Tauá. Viagens a trabalho, estudos,  visita a  parentes ou amigos,  ou mesmo uma parada rápida durante uma longa  viagem. Cortada pela BR-020, rodovia que começa em Brasília e termina em Fortaleza, a cidade tem uma série de atrações para pessoas de todas as idades e gostos.

Marrecus Park:

Toboáguas, piscinas, fazendinha e gastronomia sertaneja. Esse cenário perfeito para quem quer relaxar atrai visitantes de toda a região do Sertão dos Inhamuns. O Marrecus Park oferece um serviço de alta qualidade, com segurança e sustentabilidade. O cliente pode optar por diferentes pacotes, desde o que dá acesso apenas ao restaurante até o que garante um dia inteiro nas piscinas e demais espaços do complexo.

Museu Regional dos Inhamuns:

Fundado em 1992, o Museu Regional dos Inhamuns funciona em um prédio erguido em 1903, onde um dia foi a cadeia pública da cidade. Nele há quase 2 mil peças arqueológicas, paleontológicas, sacras e bibliográficas que contam a história da região. Foi em Tauá onde se fez um dos maiores achados da pesquisa natural brasileira: fósseis de uma preguiça gigante com cerca de 5 mil anos, de acordo com a certificação feita pela Universidade de Toronto. O Museu também guarda peças e utensílios que desenham o perfil da colonização local.

Parque da Cidade:

Brisa a qualquer hora, um espelho d’água maravilhoso e comida de primeira qualidade. O Parque da Cidade foi construído ao redor de uma lagoa e é de fácil acesso, pois fica próximo ao centro comercial da cidade e a menos de 2km da BR-020. Um os lugares mais frequentados pelos tauaenses  para prática de esportes e lazer, o Parque ganha agora mais uma atração: uma ilha com quatro quiosques.

Artesanato:

O que há de mais belo feito pelas mãos desse povo talentoso, você encontra no Centro de Artesanato Luiza Anastácia. Localizado às margens da BR-020, oferece uma diversidade de  produtos em crochê, esculturas em madeira e barro, bordado, pintura, dentre outras formas de artesanato.  Não deixe de passar e levar uma lembrança da cidade.

Trilha:

Quarenta minutos de trilha, contato com o que há de mais rico da flora do sertão e uma vista maravilhosa da cidade. O Serrote do Quinamuiú tem 4.800 metros de altura e no seu topo um cruzeiro instalado em 1899 abençoa a cidade. A trilha deve ser feita com guia local que pode ser solicitado na Secretaria Municipal de Cultura. Roupas leves, água, calçado esportivo, filtro solar e pronto. Aventure-se e veja toda a cidade de um ângulo inesquecível.

Melhor Carneiro:

Ir à Tauá e não provar do melhor da carne de carneiro do mundo é deixar de conhecer essa que é uma das maiores riquezas gastronômicas do Brasil.  E o segredo desse sucesso não é apenas um ou outro tempero. Trata-se de um trabalho de décadas de aprimoramento do rebanho, criação sem confinamento  e   alimentação regulada. Com produtores certificados e até mesmo produtos sendo exportados, Tauá é referência no país no que diz respeito à carne de sol ovina.

E se você quiser dar um tempinho do volante e circular pela cidade, basta baixar o app Tauá Mobi. É o primeiro aplicativo de transporte de pessoas do Brasil implantado pelo poder público. Nele, você acessa o serviço de táxi e mototáxi com profissionais cadastrados, garantindo conforto e segurança. E mais um detalhe: com o Tauá Mobi, o valor da corrida é repassado integralmente ao profissional do transporte, ampliando a renda de quem presta o serviço e movimentando a economia local.

Leia outros textos

Quer saber como particar do HubTauá?

Clique no botão e saiba mais