Os 211 anos de Tauá

Celebrando 221 anos de emancipação, Tauá segue apostando em tecnologia para gerar empregos e melhorar a vida da população. Os anúncios e lançamentos que marcaram a Semana do Município, entre 1 e 5 de maio,  dão a dimensão da ousadia da gestão pública em uma região marcada pela seca e que mira no mundo digital para alcançar a excelência administrativa.

Hoje com 60 mil habitantes, o município vive uma realidade bem diferente daquela dos 1990, quando 50% do município não tinha energia elétrica, nenhum dos oito distritos tinha abastecimento de água e não havia saneamento básico. “Eram desafios do ponto de vista sanitário muito grande”, lembra hoje Domingos Filho, ex-deputado estadual, por duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e ex-vice-governador do Estado.

Foi a partir da gestão de Patrícia Aguiar, atual prefeita em seu quarto mandato,  que a cidade passou a ter uma revolução em infraestrutura e inovação, Para que os indicadores apontem hoje uma cidade cuja qualidade de vida em nada lembra a de 30 anos atrás, Domingos Filho conta que buscou exemplos de solução em lugares que lidavam com clima próximo ao do sertão dos Inhamuns: Arizona (EUA) e Israel. “Procuramos quem já estava à nossa frente nesse sentido. Trouxemos em parceria com a Universidade Federal do Ceará as universidades de Munique (ALE), Arizona e Israel, para que pudessem fazer um grande estudo sobre que políticas públicas eram adequadas para cá”,  lembra o líder político hoje,  presidente do Partido Social Democrático (PSD)  no Ceará.

Já em 2001, na gestão Patrícia Aguiar, Tauá iniciou um programa de água subterrânea que é o maior do Nordeste, que conta hoje com 3 mil poços públicos. A essa iniciativa complementa-se a recente conquista de adutoras para o município. O que, de acordo com a prefeita, deve-se em parte “ à articulação política em âmbito federal com o deputado Domingos Neto”.

Tauá sempre foi  um município de muita expressão política. O desafio da região fez com que seus líderes fossem muito ativos na participação política. Tanto que o município teve  vários deputados desde o Brasil província,  passando pela República Velha, até hoje.

O município que foi a primeira cidade digital do país, em 2007, possibilitando por meio de servidor público de internet acesso à rede para cerca de 75% da população da sede e distritos, dá novos passos.  Durante a celebração de 221 anos de Tauá, a prefeita  Patrícia Aguiar assinou convênio com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCE) para a instalação da Academia Apple em Tauá. A prefeita entregou 65 notebooks e roteadores para escolas municipais e smartphones para agentes municipais de trânsito e agentes comunitários de saúde. Tudo para que o trabalho seja mais dinâmico e integrado com todo o governo.

O governo municipal também lançou o  aplicativo Tauá Mobi, primeiro aplicativo de transporte de pessoas do Brasil implantado pelo poder público. Nele, o cidadão acessa o serviço de táxi e mototáxi com profissionais cadastrados, garantindo conforto e segurança. E mais um detalhe: com o Tauá Mobi, o valor da corrida é repassado integralmente ao profissional do transporte, ampliando a renda de quem presta o serviço e movimentando a economia local. “Tudo precisa ter o protagonismo do poder público”, acredita Patrícia Aguiar, primeira gestora brasileira a implantar esse modelo. “Vamos continuar investindo em tecnologia e já demos mais um passo com o hub Tauá Virtual que deve convergir o mercado local de uma forma ousada, aproximando cada um dos atores do setor econômico”, finaliza a prefeita.

Leia outros textos

Quer saber como particar do HubTauá?

Clique no botão e saiba mais